terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Crase: use com moderação!

Em relação à crase, tenho notado algo intrigante. É mais comum o uso desnecessário do que a falta de uso do acento grave em contextos obrigatórios. Levando isso em consideração, tratarei hoje de alguns contextos em que não se deve usar o acento indicador de crase.
A crase é o fenômeno de contração de duas vogais semelhantes, no caso, dois ‘as’. O caso mais comum de crase é o de preposição + artigo feminino. E aí está uma questão fundamental. Se, para haver a crase, é necessário um artigo feminino, nunca há crase antes de substantivo masculino. Por exemplo, “Dei o livro a João”, “Vou a pé”, “Vou a cavalo”. João, pé e cavalo, são substantivos masculinos.
Da mesma forma, nunca se usa um artigo feminino antes de um verbo no infinitivo e, por consequência, não se usa crase. Por exemplo, “A seguir, cenas dos próximos capítulos” ou “Roupas a partir de um Real”. Também não se usa artigo feminino antes dos dias do mês, portanto, não há crase na indicação de períodos de tempo (por exemplo: promoção especial de 14 a 19 de julho). Alguns pronomes nunca são usados com artigo definido, portanto, não há crase antes desses pronomes. Vejamos: “A quem devo pagar” ou “Envio a você o arquivo”. Note que antes de quem ou você, nunca se usa artigo feminino ‘a’. Se há um pronome indefinido (uma) antes da palavra, não se usa crase, pois não é possível usar juntos pronomes indefinido e definido. Observe: “A briga chegou a uma situação ridícula”, sem crase. Vale ainda a velha dica de realizar a substituição do substantivo feminino pelo equivalente masculino. Se não houver necessidade do acréscimo do artigo masculino junto ao ‘a’, isso indica que, com a palavra feminina, não se usa acento no ‘a’. Por exemplo, caso haja dúvida se o ‘a’ de “Aberto de segunda a sexta-feira” deve ou não ser acentuado (crase), troca-se o sexta-feira (feminino) por domingo (masculino) e tem-se: “Aberto de segunda a domingo”. Como não houve acréscimo de artigo masculino junto ao ‘a’, não há crase na primeira oração. Até a próxima.

Um comentário:

  1. puxa! Quanta coisa errada tem por aí então hein? placa de trânsito, anúncio de estabelecimentos... Adriana Montez de Catanduva - sp

    ResponderExcluir

Se desejar, deixe seu comentário, sugestão, elogio ou crítica.