terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Obrigados nós!

Por culpa da modernidade e da falta de tempo que a acompanha, infelizmente, algumas expressões que denotam cordialidade ou gentileza estão saindo de moda. Palavras simples, como “obrigado” estão caindo em desuso. É possível que, no futuro, elas desapareçam de nosso vocabulário cotidiano. Sinceramente, espero que não.
Em certas ocasiões, esquecemo-nos do bem-estar que um singelo agradecimento pode trazer a quem presta um favor. Aliás, esquecemo-nos até mesmo que “obrigado” significa estar agradecido, dever favor, ser grato.
Para quem quer continuar se utilizando desse gesto de polidez que, em algumas situações, pode abrir grandes portas, aí vão algumas dicas. “Obrigado”, particípio do verbo “obrigar”, em agradecimentos, é adjetivo e deve concordar com quem expressa a gratidão, ou seja, com a pessoa que agradece.
Um homem agradece usando “obrigado”, uma mulher, usando “obrigada”. Se o agradecimento é feito em grupo, o vocábulo vai para o plural. Por exemplo, uma banda composta por mulheres agradece ao público com um “obrigadas” e um time de futebol masculino agradece com um “obrigados”.
Normalmente, alguém fica grato a alguém. Pode-se apontar quem está expressando a gratidão a quem, com o uso do pronome. Diz-se, por exemplo, “obrigado(a) eu” ou “obrigados(as) nós”. “obrigado(a)(s) a você” ou “obrigado(a)(s) a vocês”. Dessa forma, é possível se dizer: “Obrigados nós do BOM DIA a vocês leitores”. Note que “obrigado você” é inadequado, pois quer dizer que quem está grato é quem ouve e não quem fala. É isso. Obrigado e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar, deixe seu comentário, sugestão, elogio ou crítica.