terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pulo seu carro, apenas R$ 30,00!

Um dia desses, um amigo, prestes a inaugurar seu novo empreendimento de lavagem de automóveis, decidiu anunciar o serviço de polimento de lataria em uma placa, na entrada de seu estabelecimento. Sem se dar conta do trocadilho, escreveu em letras garrafais “Pulo seu carro, apenas R$ 30,00”. Após alguns dias, não sei ao certo se devido ao preço ou à possível confusão dos clientes, poucos polimentos foram realizados.
A ambiguidade se deu porque alguns verbos da língua portuguesa, chamados irregulares, têm sua conjugação um tanto quanto diferente. Os clientes poderiam tanto fazer a leitura da placa com o verbo pular, quanto com o verbo polir, no presente do indicativo, pois ambos têm conjugações iguais para a primeira pessoa do singular. Temos para o verbo polir, irregular, a conjugação “eu pulo, tu pules, ele/ela pule, nós polimos, vós polis, eles pulem” e para o verbo pular, regular, “eu pulo, tu pulas, ele/ela pula, nós pulamos, vós pulais, eles pulam”.
Há ainda outros verbos irregulares que, na maioria das vezes, são evitados pelos falantes, por possuírem conjugações que fogem totalmente do padrão. Verbos como caber (eu caibo), rir (eu rio), roer (eu roo), moer (eu moo). Um tanto estranhas, não é? Você já ouviu o açougueiro dizer: “Eu moo a carne para a senhora agora”? Acho que não. A fim de evitar, principalmente, mau entendimento, recorremos a formas mais simples de dizer a mesma coisa. Para isso usamos algumas estratégias, como, por exemplo, o tão usado verbo ir, que funciona como uma espécie de “bombril” em nossa fala, já que “tem mil e uma utilidades”, além do sentido mais antigo, de expressar ideia de movimento (quem vai, vai a algum lugar). Assim o açougueiro diz: “eu vou moer a carne para a senhora agora”. Uma boa solução para a linguagem informal.
Quanto à placa de meu amigo, lê-se agora: “Polimos seu carro, apenas R$ 20,00”. O movimento aumentou. Só não sei ao certo se devido à troca da conjugação ou à redução do preço. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar, deixe seu comentário, sugestão, elogio ou crítica.