Loading...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

“Abrido”, “cobrido”, “escrevido” Será que essas formas existem?

Alguns verbos possuem formas duplas de particípio. Além da forma regular, com final –do, como em imprimido, há também outra forma, irregular, advinda do latim, como em impresso.
A forma regular, geralmente, é usada em tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver e a forma irregular, usada com os verbos ser, estar e ficar, na voz passiva. Por exemplo, para o verbo imprimir, é possível se dizer: “Eu havia imprimido o trabalho ontem, portanto, hoje, o trabalho está impresso”. Para o verbo aceitar, diz-se: “Apesar do patrão ter aceitado as desculpas, ele não foi (verbo ser) aceito de volta no emprego”. O mesmo princípio vale para os demais verbos com duas formas de particípio, como acender (acendido/aceso), corrigir (corrigido/correto), entregar (entregado/entregue), fritar (fritado/frito), incluir (incluído/incluso), morrer (morrido/morto), pegar (pego/pegado), salvar (salvado/salvo), secar (secado/seco), segurar (segurado/seguro), soltar (soltado/solto), suspender (suspendido/suspenso). Os verbos ganhar, gastar e pagar, apesar de possuírem a forma regular, são, comumente, usados na forma irregular de particípio, tanto com os auxiliares ser e estar, quanto com ter e haver (ganho, gasto e pago). Os verbos abrir, cobrir e escrever possuem somente a forma irregular (aberto, coberto e escrito). “Abrido”, “cobrido” e “escrevido” não figuram no dicionário. É importante lembrar que a maioria dos verbos possui apenas a forma regular de particípio, com –do no final. É o caso do verbo chegar, que possui apenas a forma chegado. “Chego” não pode ser usado como particípio. Até a próxima.

4 comentários:

  1. Professor, a vida inteira usei essas formas... é uma surpresa....
    Rogério Campos - Macaubas - sp

    ResponderExcluir
  2. Esta é uma boa explicação, amei; gosto muito de informações que me tragam conhecimento nas regras da escrita, e no falar com perffeição.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as explicações mas na apostila da Positivo explica que o verbo pagra também poderá ser usado no particípio regular - pagado.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir

Se desejar, deixe seu comentário, sugestão, elogio ou crítica.