terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O “milagre” da aquisição da linguagem

Aqueles que já tentaram aprender um novo idioma, como inglês, devem ter notado o quanto é difícil compreender os falantes nativos de outra língua ou falar outro idioma. Para os que lograram êxito, aí vai uma pergunta: É possível se tornar fluente em uma nova língua em apenas três anos? Vamos dificultar um pouco. Há possibilidade de se adquirir plenamente essa língua sem frequentar um curso especializado, ou seja, somente pelo contato com falantes nativos do idioma? Impossível?
Na verdade, esse “milagre” ocorre todos os dias, muito perto de todos nós. E com eficácia de aprendizagem de 100%. Não se trata de nenhuma escola de idiomas, com um método inovador e revolucionário. Trata-se apenas da aquisição da língua materna por parte das crianças. Normalmente, em um período de três anos, a criança adquire a língua a que está exposta. E, surpreendentemente, sem frequentar aulas nem cursos. A aquisição ocorre somente pelo contato com falantes da língua, em situações normais do dia a dia. Nem a falta de estímulo dos pais impede a criança de progredir e adquirir a língua materna. E estamos falando de indivíduos de poucos meses, com quase nenhuma experiência de vida.
Um grande linguista, chamado Noam Chomsky, defende, desde a segunda metade do século XX, que a linguagem é uma dotação genética e que, portanto, nós, seres humanos, já nascemos com um conjunto de princípios relacionados à linguagem, todos de natureza universal e, pelo contato com determinada língua, ocorrem confirmações ou negações a respeito do conhecimento inato. Dessa forma, a criança não só repete o que ouve, mas é capaz de produzir frases que nunca ouviu. É possível que você não concorde com essas afirmações, mas, “atire a primeira pedra”, quem tiver uma explicação mais convincente para o prodigioso feito da aquisição da linguagem.
Na semana que vem, continuaremos a falar um pouco mais sobre todo esse processo. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar, deixe seu comentário, sugestão, elogio ou crítica.