segunda-feira, 1 de março de 2010

Cervejinha ou cervejão?

Uma conhecida marca de cervejas tem explorado, em seus comerciais veiculados na TV, diferenças de significação entre “-inho” e “-ão”, tradicionalmente conhecidos como sufixos de grau diminutivo e aumentativo.

A maioria das gramáticas escolares afirma apenas que a adição do sufixo “-inho” às palavras traz ideia de diminuição, como em buraquinho e casinha. Afirmam ainda que o sufixo “-ão” atribui ideia de aumento, como em buracão e casão ou casarão.

Esses sufixos, entretanto, podem acrescentar outros significados às palavras com as quais se unem, além de aumento e diminuição. O uso da língua no dia a dia sugere muitas outras significações, tanto para “-inho” quanto para “ão”.

Em orações como: “Você é meu amorzinho”, “Eu detesto essa gentinha que joga lixo nas ruas”, “Minha mãezinha infelizmente não está mais comigo” ou “Venha rapidinho para cá”, o acréscimo do sufixo às palavras sinaliza afetividade ou depreciação. Não há, em nenhum dos casos, o sentido de diminuição. “Gentinha” e “mãezinha” não remetem, necessariamente, a pessoas com baixa estatura.

Com o sufixo “-ão”, o mesmo ocorre. Nas orações e frases: “Hoje tem um jogão na TV”, “Comprei um carrão nessa semana”, “Que mulherão, hein!”, “Esse é meu paizão” não ocorre adição do significado de aumento, pelo simples motivo do uso de “-ão”. Nessas sentenças, o que se acrescenta é a ideia de qualidade. O “jogão” teve apenas 90 minutos, como os demais. A mulher, taxada de mulherão, não tem 2 metros de altura e 120 quilogramas, apenas se destaca pela beleza.

No caso da cerveja, nem “-inha”, nem “-ão” trazem ideia depreciativa ou de diminuição. Podemos tomar nossa cervejinha habitual ou experimentar o cervejão. Até a próxima semana.

2 comentários:

  1. Obrigada, pelas matérias postadas.São simplesmente maravilhosas. gostaria se você pudesse esclarecer-me quando o uso de mesóclise é realmente indispensável .
    Mara Laene

    ResponderExcluir
  2. Olá Mara,
    obrigado eu pelo elogio. Você não é a primeira pessoa que me pede para falar sobre a colocação pronominal. Na semana que vem falaremos sobre esse assunto. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Se desejar, deixe seu comentário, sugestão, elogio ou crítica.