segunda-feira, 12 de abril de 2010

“Excelênte” negócio

A inspiração para o texto desta semana vem de um comercial daqueles famosos canais de vendas da TV aberta. Lia-se em grandes letras, na parte inferior da tela: “Excelênte” negócio, com acento circunflexo no terceiro ‘e’ de excelente. O problema ortográfico é muito comum e observado com grande frequência em textos escritos.

A falha está na concepção de que, se na palavra excelência há acento, em suas derivadas também haverá acento. O mesmo ocorre, por exemplo, com palavras como frequência e frequente, inteligência e inteligente, juiz e juízes, hífen e hifens. No português, as palavras são acentuadas em relação a sua terminação e não em relação a seu significado. Não é porque uma palavra possui acento que todas as suas derivadas também possuirão acento.

Vejamos os casos acima: Excelente é uma paroxítona (palavra que possui a penúltima sílaba tônica) terminada em ‘e’, por isso não leva acento. Lembre-se, se as oxítonas (palavras que possuem a última sílaba tônica) terminadas em ‘e’ são acentuadas, as paroxítonas não serão. Excelência, apesar de possuir a mesma raiz e também ser paroxítona, é terminada em ditongo, por isso é acentuada. Terminação diferente, regra diferente. O mesmo ocorre com inteligência e inteligente. Juiz é uma oxítona terminada em ‘z’, por isso não leva acento, já juízes é paroxítona e, além disso, possui a sílaba “forte” é formada por um hiato em ‘i’. A regra diz que os hiatos em ‘i’ e ‘u’ devem ser acentuados. Isso explica porque juízes leva acento e juiz não.

Com as palavras hífen e hifens, até mesmo o corretor ortográfico do Word se engana, veja você mesmo. A palavra no singular é terminada em ‘en’ e a palavra no plural termina em ‘ens’. As duas são paroxítonas, mas a regra prescreve que somente as paroxítonas terminadas em ‘en’ serão acentuadas. Vale a dica: para saber se uma palavra é acentuada ou não, é necessário observar terminação e sílaba tônica, além de conhecer as regras gerais de acentuação. É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar, deixe seu comentário, sugestão, elogio ou crítica.