sábado, 6 de março de 2010

Frase, oração e período

Há duas semanas, em uma conversa informal com alguns alunos do primeiro semestre do curso de Letras, recebi o seguinte questionamento: “Qual a diferença entre frase, oração e período?”. Para minha surpresa, a dúvida não era somente de um dos alunos, mas de todos os presentes. A maioria alegava que ao longo do ensino fundamental e médio muitas foram as definições para esses termos.

Vamos à definição mais usual: Frase é um enunciado formado por uma ou mais palavras que transmitem informação completa, podendo ou não possuir um verbo. Para que se tenha uma frase, basta que haja sentido completo. Podemos ter frases formadas apenas por uma palavra, como: “Socorro” ou “Atenção!”; ou por várias palavras, com ou sem verbo, como: “Camisinha é bom para você e para seu parceiro.”. Chamamos de oração a frase ou parte da frase que se estrutura em torno de um verbo, como em: “Não fume” ou “Não beba ao volante”.

Não é a quantidade de palavras que importa na classificação e sim o verbo. Se há verbo, tem-se uma oração. Se não há, tem-se apenas uma frase. Podemos ter uma frase com várias palavras. Por exemplo: “Álcool e drogas, uma mistura fatal para o ser humano” é uma frase, pois não possui verbo, mas “Corra!” é uma oração, porque possui verbo.

A definição de período também é utilizada em função dos verbos. Se a estrutura possui um único verbo, temos um período simples, como em: “Álcool faz mal à saúde.”. Caso a estrutura possua mais de um verbo, chamamos o período de composto. Por exemplo: “Dirigir após beber pode fazer mal à saúde de quem você encontra pela frente.”. Nesse caso, temos cinco verbos e, consequentemente, cinco orações, que formam um período composto. É isso. Até a próxima semana.

13 comentários:

  1. Seu texto me ajudou muito, esta objetivo. Estou a horas lendo na net para fazer um trabalho de pedagogia e somente agora consegui entender como saber quantas orações existe no período. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Francilene, a proposta é essa mesmo simplicidade e objetividade. Um grande abraço e obrigado por pretigiar o blog.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela ajuda. Os exercícios exemplificados foram essênciais para tirar minha dúvida.

    ResponderExcluir
  4. perfeitoo tdo oq eu presisava tah tah aqui

    ResponderExcluir
  5. Então toda oração é uma frase, mas nem toda frase é uma oração, é isso?
    Agradecida.

    ResponderExcluir
  6. como saber o que é frase verbal, ou oração?

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o seu texto, Cássio. Bem esclarecedor. Mas eu ainda tenho uma dúvida, como que eu posso diferenciar uma frase de uma oração(ambas com verbo).

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Amanha tenho uma prova, e estarei com a resposta na ponta da lingua. :)
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Oi amigo, parabéns pelo blog. Estou estudando português e seu texto me ajudou a compreender a diferença entre frase e oração. Obrigado.

    Everton

    ResponderExcluir
  10. Valeu pela brilhante explicação!!!
    Se por toda minha vida de estudante
    tivesse tido mais explicações perfeitas como esta provavelmente não teria tanta dificuldade
    em portugues!!! Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, professor.Foi um grande auxílio.

    ResponderExcluir
  12. Oi, professor.Esta manhã me ajudou muito com a sua publicação. Muito grata.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns!! Ajudou demais. Texto claro e preciso.

    ResponderExcluir

Se desejar, deixe seu comentário, sugestão, elogio ou crítica.